Governança corporativa
A governança corporativa tornou-se um tema dominante nos negócios devido a safra de escândalos corporativos em meados de 2002 – Enron, Worldcom e Tyco, para citar apenas algumas. O interesse na governança coporativa não é novo, mas a gravidade dos impactos financeirosdas fraudes executadas pelas empresas já citadas, abaloua confiança dos investidores. A crise de confiançado setor corporativo contribuiu para a pressão descendente nos preços das ações, estimulando assimas empresas a tomarem uma atitude para contornar esta situação.
Umaboa governança corporativa é importante paraos investidores profissionais. Grandes instituiçõesatribuem à governança corporativa o mesmo pesoque aos indicadores financeiros quando avaliam decisõesde investimento. Estudos comprovam que investidores profissionais se dispõem até mesmo a pagar um grande ágiopara investir em empresas com altos padrões de governança.
Em sua essência a governança corporativa tem comoprincipal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em umadeterminada empresa para os seus acionistas. Tarefa esta difícil,pois como na vida real, a confiança uma vez abalada, demora-separa se recuperar a confiabilidade em uma determinada pessoa.Assim também é com as empresas.
2. 10 REGRAS BÁSICAS PARA VIVER BEM NUM CONDOMÍNIO
1ª. RESPEITAR AS REGRAS DE MUDANÇA – Não vá dar gafe logo na mudança. Procure saber quais as regras do condomínio antes de efetuar a mudança, evitando, assim desentendimento com os novos vizinhos.
2ª. NÃO ALTERE A FACHADA – Varandas gourmet estão em alta, mas não vá saindo pintando de roxo a parede. Quaisquer mudanças que alterem o aspecto visual da fachada do edifício deve passar por aprovação. As alterações permitidas mais comuns normalmente já são previamente aprovadas pelo condomínio. Ainda assim não deixe de consultar.
3ª. NÃO ALTERE ÁREAS COMUNS – O que é luxo pra um pode ser o lixo do outro. Nem sempre o gosto dos moradores combinam. Evite