Gggg
* Conceitos de Sensação e Percepção.
Sensação e percepção constituem um processo contínuo, desde a recepção de estímulo até a interpretação da informação pelo cérebro.
Sensação se torna percepção, a partir do maior processamento feito pelo cérebro. * Conceito de Sensação: Mecanismos de recepção, transmissão do sinal, decodificação e formação da imagem mental. * Conceito de Percepção: A interpretação dos fenômenos do mundo que a cerca, os internos e a posição que ela ocupa no espaço.
* Estudo da Sensação. * Interoceptivas.
Ex: Mecânicos adquiremafinidade com os equipamentos a ponto de anteciparem-se à ocorrência de falhas. * Proprioceptivas.
São as sensações que possibilitam o cérebro tomar conhecimento do movimento do corpo no espaço e de sua posição em relação aos outros corpos. Ex: Labirinto situado no ouvido. * Exteroceptivas.
São os cinco sentidos que permitem o contato entre o indivíduo e o meio externo. Ex: tato, paladar, olfato, audição e visão.
Adequar som, cor, temperatura, ergonomia aumenta a produtividade, a saúde física e a mental.
* Limiares de sensação. * Limiar inferior de sensação.
É o nível mínimo de intensidade de um estímulo capaz de produzir sensação reconhecível pelo indivíduo. Abaixo dele tudo se passa como se o estímulo não existisse. * Limiar superior de sensação.
Pode danificar os mecanismos de recepção, deixando de ser registrado, ultrapassa a possibilidade de resposta desses mecanismos e atingem um patamar de saturação, de tal ordem que suas variações deixam de ser detectadas pelos receptores.
* Relatividades das sensações. * O anestésico que elimina a sensação de dor. * O álcool que altera a interpretação dos efeitos de diversos estímulos, como distância, temperatura e dor. * Determinados ofícios contribuem para reduzir a capacidade auditiva, tátil e respiratória.
* Fatores que afetam a percepção. * Características particulares ao