Getúlio Vargas
Getúlio Dornelles Vargas nasceu em São Borja, no Rio Grande do Sul, em 19 de abril de 1882, filho de Cândida Dornelles Vargas e Manuel do Nascimento Vargas. Sua família era politicamente importante na região, situada na fronteira com a Argentina e palco de rumorosas lutas no século XIX. Seu avô paterno, Evaristo José Vargas, lutou como soldado voluntário da República de Piratini durante a Guerra dos Farrapos (1835-1845). Seu avô materno, Serafim Dornelles, foi major de milícias, próspero comerciante e um dos mais ricos estancieiros de São Borja. Seu pai combateu na Guerra do Paraguai. Getúlio Vargas foi o presidente que governou por mais tempo o Brasil, durante dois mandatos. Vargas foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.
Getúlio Vargas formou-se bacharel em direito no ano de 1907 e logo passou a trabalhar como promotor público. Sua carreira política teve início no poder legislativo gaúcho, como Deputado Estadual do Partido Republicano Rio-grandense. Casou - se em 4 de março de 1911, com Darcy Lima Sarmanho, de quinze anos de idade, com quem teve cinco filhos: Lutero Vargas, Getulinho, que morreu cedo, Alzira Vargas, Jandira e Manuel Sarmanho Vargas, o "Maneco", que cometeu suicídio. O casamento de Vargas é considerado pela história um ato político de conciliação, pois reunia duas famílias rivais, ele chimango e a família da noiva maragata, com origens na Revolução farroupilha.
REALIZAÇÕES
Criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
Getúlio investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a