Gestão
Turma: 4º F
Curso: Pedagogia
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Praticas
Professor: Wagner Impellizzieri
Gestão Da Educação
Universidade Cruzeiro do Sul
São Paulo 2013
As políticas educacionais, a gestão da escola e a exclusão social
- Introdução:
Cobra-se da escola o papel de socializar tosos os segmentos sociais saber produzido no contexto da acelerada mutação tecnológica e requerido dos sujeitos sociais como condição de sua inserção. Outro desafio da escola diz respeito às demandas advindas das diferenças sócios culturais, dialeticamente aguçadas no contexto da lógica da homogeneidade implementada pelo capitalismo global.
Com este texto pretendemos analisar esses desafios da escola, o novo contexto social, econômico e político e as implicações do pleno cumprimento, por parte da escola, desse papel que a ela atribui à sociedade, refletir sobre as implicações e os desafios da gestão da escola e das políticas educacionais no que tange ao seu papel da busca da inclusão e ou da reinserção social no contexto social, político e conômico atual.
1. Considerações iniciais acerca dos conceitos de desqualificação, exclusão e inclusão social
Emprega-se a expressão exclusão social quando se trata da questão da perda, por parte do sujeito social, da condição de inserção social, quer seja no acesso ao trabalho devido, a uma acelerada mutação tecnológica, processo de empobrecimento, discriminação racial e cultural.
Conforme Robert Castel (1997) o conceito de exclusão estaria associado