Gestão
Para as crianças que ingressam no ensino fundamental, a leitura é um mundo novo, Uma novidade em todos os aspectos por vários motivos existem alunos que não tem contato sistemático com a leitura de qualidade e tão pouco com adultos leitores. Sendo assim a escola torna-se o único meio de interação desses alunos com textos, cabendo a escola oferecer leituras de qualidade, diversificadas de texto, e modelo de leitura eficazes. Isso implica dizer formar um leitor competente que tenha competência de compreender o que ler e não apenas circular em meios de materiais de vários tipos de leitura.
Num sentido mais profundo a leitura pode ser compreendida como ato investigativo, que tem por finalidade a leitura de mundo e também inclusão social. Isso implica dizer que a leitura é uma forma eficiente de ampliar a curiosidade pelas descobertas no interior de cada texto, livro, jornais, e também em conteúdos não tradicionais como: revistas em quadrinhos ou mangos, bulas de remédios, extrato de supermercado e etc. Devidos grandes desafios da importância da leitura optamos pelo estudo desta temática com o propósito de ampliar o debate e as reflexões em torno da leitura.
É preciso que os profissionais da educação entendam a importância da leitura como um instrumento que é essencial em todo processo educacional.
Este projeto surgiu aparte da observação da Gestão Escola Iolanda Raulino, que está localizada na Alameda Domingos Afonso Mafrense, N° 6581, na zona norte de Teresina, no bairro Mafrense. Durante o período de observação e entrevista com a gestão foi detectado um problema em relação ao uso da biblioteca pelos alunos.
Com o novo espaço no ambiente escola (a biblioteca), pode-se perceber que por parte dos alunos existe certa resistência para freqüentá-la, isso devido a falta de habito, ou contato com o mesmo. Através do discurso da própria gestão os alunos não têm prazer da descoberta, e chegam a desconhecer que a leitura proporciona o poder do