gestão
Manual: GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Autor: SEBASTIÃO TEIXEIRA
Parte I: Introdução
1. A gestão e sua evolução
Objectivos
Introduzir o conceito de gestão geral e analisar as funções fundamentais da gestão e a sua interdependência.
Identificar os diversos níveis de gestão e as principais tarefas dos gestores.
Analisar as capacidades necessárias para que os gestores, em cada nível, maximizem o seu desempenho.
Analisar a evolução histórica das principais abordagens de gestão, desde o princípio do século.
1.1. A gestão: conceito, funções, níveis
1.1.1. Conceito de gestão
Vivemos numa sociedade dominada por organizações, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos – hospitais, escolas, igrejas, forças armadas, empresas, governo e organismos oficiais – nas quais as pessoas trabalham em conjunto, com vista à prossecução de objectivos que seriam impossíveis de atingir se as pessoas trabalhassem isoladamente.
De entre essas organizações, a empresa é, sem dúvida, uma das mais importantes e com maiores repercussões nas nossas vidas.
Gestão é o processo de se conseguir obter resultados (bens ou serviços) com o esforço dos outros.
1.1.2. Funções da gestão
A tarefa da gestão é interpretar os objectivos propostos e transformá-los em acção empresarial, através de planeamento, organização, direcção e controlo de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir esses mesmos objectivos.
Funções fundamentais da gestão:
Planeamento – processo de determinar antecipadamente o que deve ser feito e como fazê-lo. Os planos estabelecem a forma como a empresa irá desenvolver-se no futuro.
Organização – há que definir quem vai actuar para que o plano aconteça, quem são as pessoas, como se relacionam, com que meios, que actividade ou função cabe a cada uma isoladamente ou em grupo. Há que organizar. A organização consiste em estabelecer relações