estudante
POLITICAS INTERNACIONAIS- é a compreensão de processos políticos, atores, acontecimentos políticos de fenómenos que ocorrem para alem das fronteiras do estado.
SISTEMA INTERNACIONAL- é dividido em diversas camadas sobrepostas umas às outras mas q não são isoladas entre si, ou seja, estão obrigatoriamente relacionadas, por exemplo, a camada da região e a camada do pais, um acontecimento tanto numa como noutra vai obrigar a uma resposta da segunda.
ATORES INTERNACIONAIS- estado, cooperações multinacionais, organizações internacionais, ONG’s, grupos territoriais.
ESTADO (território, população e organização política)- cada estado é soberano tendo total autoridade sobre os acontecimentos que ocorrem no seu território, sejam eles de carácter politico, económico ou social.
COOPORAÇÕES MULTINACIONAIS- empresas espalhadas pelo mundo que fizeram contactos internacionais
ORGANIZAÇOES INTERNACIONAIS- podem ser de caracter intergovernamental, por exemplo, a União Europeia liga todos os estados ou de caracter supranacional, por exemplo a ONU que tem uma autoridade global que lhe permite propor caminhos, possibilidades para a resolução de problemas ou conflitos.
ONG’s- intervém em conflitos ou em questões de carácter civil pressionando os governos para tomarem uma atitude.
GRUPOS TERRITORIAIS- movimentações sociais de interesse público a nível nacional, por exemplo, um partido politico é um grupo territorial capaz de influenciar as motivações sociais e a opinião pública.
SOCIEDADE INTERNACIONAL (mundo inteiro)- é um conjunto de estados, das ONG’s, dos grupos territoriais, organizações internacionais, e corperações multinacionais. Assim sendo existe uma igualdade entre todos os atores nas relações internacionais, existe uma universalidade, isto é, nas relações são todas iguais, mas cada uma tem a sua cultura, a sua maneira de ser e pensar.