gestão
ADMINISTRAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Erivaldo de Freitas Filho
Dionathan Proença
Prof. Joel Paludo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI/ASSEVIN
Engenharia Civil (ECV24) – Técnicas de Gestão
02/10/2013
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de relatar algumas técnicas administrativas que devem ou deveriam ser utilizadas pelos Engenheiros civis. Em tempos atuais, o Engenheiro exerce não só o papel de um profissional da construção civil. O seu papel está diretamente ligado às questões de como fazer um bom orçamento que vise demonstrar todos os itens empregados numa obra, para que o cliente tenha a dimensão total dos bens materiais utilizados, mão-de-obra, impostos, assim, tendo o demonstrativo para o seu investimento. O presente estudo visa o aprofundamento sobre o papel do orçamento dentro da construção civil, suas formas de concepção e a qualificação do engenheiro dentro desta temática, para que contribua para a formação nesta profissão que vem destacando cada vez mais no mercado de construção
Palavras-chave: Administração; Engenharia Civil; orçamento.
1. INTRODUÇÃO 2.1 Gestão na construção Civil
Mudanças estratégicas implicam em barreiras administrativas que devem ser extrapoladas e revertidas, dando lugar a novos conceitos, mais eficazes e verdadeiros.
A estratégia “fator humano” é indispensável e os gerentes mais atentos valorizam melhor seus funcionários. Em muitas empresas a barreira hierárquica vem dando lugar a cooperação entre os membros, através do aprendizado contínuo que possa abranger o trabalho cooperativo entre eles, inerente a todos e muitas vezes inexplorado.
As organizações redefinem seu papel na sociedade e suas práticas de gestão com pessoas. O trabalho em equipe exige esforço cooperativo e oferece resultados mais satisfatórios.
O profissional de equipe deverá contemplar essa pré-disposição para a integração profissional, além de inteligência emocional mais