gestão
ENTIDADE DE SEGURIDADE SOCIAL
Brigite Adriana Kich1
Cristiane Luce Baião Pena2
Ricardo Pina Pereira3
RESUMO
Como exigências da disciplina DAD – 382 (Consultoria de Empresas), cursada no 7º período do curso de Administração, foi realizado um trabalho acadêmico que implica na realização de um diagnóstico empresarial. O objetivo é conhecer os diversos aspectos característicos da organização em seu ambiente interno e nas inter-relações com o ambiente externo, visando identificar problemas e oportunidades de intervenção da consultoria. A empresa escolhida é uma entidade de previdência privada, constituída sob a forma de sociedade civil para suplementar as prestações asseguradas pela previdência oficial aos grupos familiares dos empregados dos patrocinadores, e promover o bem-estar social dos seus destinatários. Por ser uma entidade com setores bem definidos, a equipe optou por realizar o diagnóstico no setor de
Recursos Humanos. Serão abordados quesitos de planejamento, organização, direção e controle. Como a organização está em plena mudança na área de Recursos Humanos, será uma apresentação muito rica por se tratar do início de aplicações de várias técnicas de RH. Os resultados obtidos foram as análises dos dados primários (obtidos por intermédio de pesquisa, entrevistas, questionários, observações e outros) e secundários (disponíveis em documentos, revistas, jornais, atas, balanços, relatórios, sites, etc.) do ambiente externo e principalmente interno da organização.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo fazer um diagnóstico organizacional com foco na área de Gestão de Pessoas, além de conhecer os mais variados aspectos característicos da área de Recursos Humanos da organização em seu ambiente, tanto interno quanto externo, com a finalidade de identificar oportunidades e problemas. Este estudo pode ser realizado a partir de uma consultoria.
O Diagnóstico