GESTÃO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FABIANO FREITAS DE SOUZA
GESTÃO INDUSTRIAL
Barreiras - Bahia
2014
FABIANO FREITAS DE SOUZA
GESTÃO INDUSTRIAL
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Seminario V.
Barreiras - Bahia
2014
MÉTODOS DE CUSTEIO
Na escolha do sistema mais adequado, se é por Absorção ou Variável, primeiramente, a primeira pergunta a ser feita é para qual fim quer o sistema, se é para controle, fornecimento rápido de informações para fins de decisões rotineiras, que não demandam tanta rapidez de dados ou ainda para simples apuração de Estoques e Resultados?
Para decidir qual modelo usar, vai depender de quem irá receber as informações e o que fará com elas. É necessário definir, junto ao usuário final da informação, o que ele necessita. Muitas vezes é preciso informar esse usuário para deixar claro o que sistema pode e o que não pode fornecer, e isso terá um custo. Definindo os objetivos, fica fácil determinar o tipo de Sistema usar, bem como nível de detalhamento. Qualquer que seja sistema implantado, sempre existirão problemas com resistências das pessoas, principalmente, quando solicitados diversos dados a elas. A primeira reação é de estar sendo controlada, fiscalizada, e toda pessoa que trabalhou sem correto controle tem natural predisposição contrária. Nenhum sistema de Custos, consegue eliminar a curto prazo, pessoas e gastos como muitos pensam. Ocorre justamente o contrário, e se o objetivo for redução custos, o efeito poderá ser ainda maior, pois implantação sistemas poderá exigir acréscimo de pessoas e equipamentos. Além disso, existe problema da burocracia.
MÉTODOS DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Custeio por absorção é o método que segue os Princípios Fundamentais de contabilidade, portanto é