Gestão
1. INTRODUÇÃO
Gestão do conhecimento pode ser definida como o processo pelo qual uma organização consciente e sistematicamente coleta, organiza, compartilha e analisa seu acervo de conhecimento para atingir seus objetivos. Aplicando-se isso ao Capital Intelectual, num conjunto de informações e conhecimento agregados entre colaboradores e organizações.
A organização apresentada neste, refere-se a uma multinacional, ao qual tem um plano de gestão aparentemente diferente, que remete a planos de melhoria do conhecimento de gestores até seus colaboradores.
Uma análise mostra como é possível, ter uma Gestão do Conhecimento aceitável, mesmo que essa ainda não seja a ideal, mas que agrega valores, visão e conhecimentos tácitos e explícitos, todos sendo aplicados conforme as necessidades da organização e até mesmo do mercado no momento.
2. ANÁLISE ANEXO A – ESCANEAMENTO RÁPIDO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
A análise do Anexo A totalizou-se em 95, afirmando que a organização apresentada se encontra no caminho correto para aplicação correta da Gestão do Conhecimento.
O fato mais marcante para que esse resultado tenha sido satisfatório através desse escaneamento é que a organização por ser uma multinacional, seus recursos de aprendizagem se tornam maior, já que a competitividade do mercado a force ter colaboradores com alto conhecimento.
Outro fato marcante para toda essa análise, é de não existir barreiras para o uso e até mesmo da troca de conhecimento entre os colaboradores. Essa troca de conhecimento acontece de maneira clara e objetiva, até mesmo os conhecimentos tácitos são acolhidos como forma de experiências e de soluções simples em determinadas situações. Já o conhecimento explícito, aplica-se muitas vezes em formas de reuniões, treinamentos, etc., e são aplicados geralmente em situações mais para assuntos mais complexos.
A exemplo dos colaboradores que