Gestão
Porque a economia está murchando, perdendo o vigor e ainda assim mantém o emprego positivo e a renda aumentando?
Segundo o ex- ministro das comunicações Luiz Carlos Mendonça de Barros a lógica é a seguinte: esse ano os empresários pisaram no freio do investimento, tem uma queda no 1º trimestre de 8% sobre o investimento se o investimento é de 20% do PIB e caem 8% ele vai se reduzir a 1,6% no ano como todo. Essa é uma das explicações.
E porque houve uma tão rápida pisada no freio do investimento?
Certamente o ambiente externo no mundo não é favorável, o mundo está precificado pro desastre, está todo mundo esperando o pior. Outra explicação é que no ciclo de crédito que teve nos últimos 3, 4 anos houve um exagero pelo menos em algumas classes de renda, esse pessoal também colocou o pé no freio porque não conseguiram pagar o crédito.
Segundo o ex- ministro da fazenda Maílson da Nóbrega, nós estamos vivendo conseqüências de erro de política econômica, quando veio à crise em 2008 o governo acelerou o crédito dos bancos público era vantagem naquela época e saiu rapidamente da crise o governo acha que pode repetir isso agora. Essa é mais uma das explicações
O PIB está crescendo mesmo pouco; a indústria está caindo, a indústria vem sofrendo vários impactos negativos que afeta sua competitividade, a demanda por serviços levou a taxa de desemprego ao nível de pleno emprego, ninguém tem mais problema de emprego no Brasil, aí os salários começaram a subir acima da produtividade. Quando a economia desacelera, as empresas não demitem instantaneamente, porque pra elas o custo de retreinar é maior que o custo de demitir, porque o custo de demitir é muito alto no Brasil.
Mercado e Economia
A
Marcha lenta
Da
Economia