Gestão e estoque
ANÁLISE DA GESTÃO EFICAZ DE ESTOQUE.
COMO AS EMPRESAS PODEM REDUZIR SEUS CUSTOS ATRAVÉS DA GESTÃO EFICAZ DE ESTOQUES.
Pré-projeto, elaborado para fins de avaliação parcial da Disciplina TCC I, do Curso de Administração de empresas da Faculdade Araguaia, sob a orientação da Professora Uianã Cordeiro Cruvinel.
FACULDADE ARAGUAIA
GOIÂNIA /2013
CAPÍTULO TEÓRICO
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Pode-se dizer que administração existe desde o início da humanidade, quando as sociedades mais antigas precisavam de meios para sobreviver, pois seus recursos eram escassos. Essa dificuldade fez com que o homem criasse maneiras para administrar, organizar, planejar e controlar seus recursos da melhor forma possível, porém é difícil saber até que ponto os homens da Antiguidade, da Idade Média e até mesmo do início da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando a arte de administrar.
O aparecimento da grande empresa e da moderna administração surgiu após a Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando a meados do século XX. Um fato marcante da Revolução industrial é a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776 (a aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme impacto na industrialização, que se estendeu rapidamente a toda a Europa e Estados Unidos).
A administração como ciência foi necessária para organizar duas consequências provocadas pela Revolução Industrial, sendo ela:
1) O crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;
2) A necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, perante à intensa concorrência e competição que surgia no mercado.
O DESENVOLVIMENTO DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO
O desenvolvimento da moderna administração teve