gestão e atendimento em agências de publicidade
COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
CARINNA TEIXEIRA
JÉSSICA ANIELY
PRISCILA SCHMIDT ANDREATTA
GESTÃO E ATENDIMENTO DE AGÊNCIA
ARTIGO CIENTÍFICO – POR UM NOVO MODELO DE ESTRUTURA E REMUNERAÇAO NO MERCADO PUBLICITÁRIO
GOIÂNIA
2014
RESUMO
O presente artigo científico tem o intuito de uma análise da estrutura e o formato de remuneração das agências de publicidade. Mostra-se seus conceitos antigos quanto seus conceitos atuais. Portanto, em seu desenvolvimento, há análise do tema, no qual procura-se entender as mudanças e a necessidade de se adaptar. Há, ainda, o referencial teórico para embasar e conceituar as ideias e propostas a serem relatadas. Em seu final, o trabalho conclui-se em uma análise do modelo ideal para atender as demandas do mercado atual.
Palavras-chave: Comunicação, Remuneração, Publicidade, Agência, Estrutura.
1. ESTRUTURA BÁSICA DE UM AGÊNCIA DE PUBLICIDADE
Uma agência de propaganda se estrutura essencialmente em função das três principais etapas do trabalho que realiza o atendimento/planejamento, a criação e a mídia.
Por atendimento/planejamento compreendem-se as tarefas de assistência ao cliente da agência, estudo de suas características, compreensão de seus problemas, oportunidades e planejamento dos trabalhos e tarefas a serem realizados para a solução desses problemas e/ou aproveitamento das oportunidades de comunicação dos clientes. Para LONGO (1991):
O papel do atual profissional de atendimento envolve liderança e sólidos conhecimentos técnicos sobre propaganda e marketing. Na definição em questão é "agir como agência e pensar como cliente". Agir como agência, tendo o completo conhecimento das técnicas de comunicação, das opções de utilização dessas técnicas e da melhor forma de administrar as ações definidas. Pensar como o cliente, tendo o absoluto controle das informações da empresa e do