GESTÃO RECURSOS HUMANOS
ORGÃOS GOVERNAMENTAIS
Autor: José dos Reis
Professor- Maria de Fátima Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão de Recursos Humanos (RHU0089) – Prática do Módulo II
15/10/13
RESUMO
O presente artigo tem o objetivo de demonstrar como o Marketing social pode ser utilizado em ações sociais implementadas por órgãos governamentais, e de que forma pode contribuir para que a sociedade passe a adotar atitudes, comportamentos e práticas sociais na busca de um tratamento mais justo, provocando uma reflexão sobre o que já foi feito e o que ainda pode ser feito.
Palavras-chave: Marketing Social, sociedade, ações sociais.
1 INTRODUÇÃO
A elaboração do trabalho apresentado a seguir, foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas em livros, trabalhos de conclusão e revistas eletrônicas, que divulgam algumas práticas aplicadas na área social por organizações governamentais e alguns conceitos sobre
Marketing Social.
Inicialmente veremos um breve histórico sobre o início das discussões e a descrição de alguns conceitos sobre Marketing Social.
Num segundo momento trataremos sobre alguns tipos de ações de mudanças, estabelecidas em programas públicos no Brasil e imagens destas ações.
Finalizando, descrevemos algumas formas de como os órgãos governamentais, podem e devem utilizar o Marketing Social.
2 DESENVOLVIMENTO
O Marketing Social tem a função de facilitar a adoção de atitudes e conhecimento de práticas sociais “é a gestão estratégica do processo de introdução de inovações sociais, a partir da adoção de
2
comportamentos, atitudes e práticas, individuais e coletivas. Estas inovações sociais são orientadas por preceitos éticos e fundamentadas nos direitos humanos, na equidade social” (FONTES, 2001, p.
78) na tentativa de estreitar o vínculo da sociedade com as políticas públicas desenvolvidas.
Ainda, de acordo com Fontes (2001, p.3):
As primeiras discussões sobre marketing social datam do final