Gestão Pública
Gestão pública é o termo que designa um campo de conhecimento (ou que integra um campo de conhecimento) e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. Abrange áreas como Recursos Humanos, Finanças Públicas e Políticas Públicas, entre outras.
Para Clezio Saldanha dos Santos, Doutor em Administração e autor da obra "Introdução à Gestão Pública" (Editora Saraiva, 2006), "gestão pública refere-se às funções de gerência pública dos negócios do governo".
De uma maneira sucinta, pode-se classificar o agir do administrador público em três níveis distintos: a) atos de governo, que situam-se na órbita política; b) atos de administração, atividade neutra, vinculada à lei; e c) atos de gestão, que compreendem os seguintes parâmetro básicos: I - tradução da missão; II - realização de planejamento e controle; III - administração de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros; IV - inserção de cada unidade organizacional no foco da organização; e V - tomada de decisão diante de conflitos internos e externos.
Portanto, fica clara a importância da gestão pública na realização do interesse público porque é ela que vai viabilizar o controle da eficiência do Estado na realização do bem comum estabelecido politicamente e normatizado administrativamente.
Infelizmente, a grande maioria dos agentes políticos desconhece totalmente esta importante ferramenta que está à sua disposição, resultando em gastos públicos inadequados ou equivocados, ineficiências na prestação de serviços públicos e, sobretudo, no prejuízo financeiro e moral da sociedade.
Nova Gestão Pública nas Administrações Públicas:
Artigo Os problemas da implantação da nova gestão pública nas administrações de Carles Matas,espanhol, Doutor em Ciências Políticas e Administração.
A administração pública tradicional está associada ao conceito de burocracia, uma organização hierárquica em que cada unidade tem suas responsabilidades claramente