gestão pública
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO INFANTO – JUVENIL
MÓDULO – III
a) Por indisponibilidade de documentos municipais ou estaduais que indicam diretrizes para implementação da Educação em Direitos Humanos, escolhemos analisar o PCN Temas Transversais. O PCN Temas Transversais é um documento que serve de suporte para se trabalhar diversas temáticas em Direitos Humanos que se estende para diversas áreas do conhecimento. A proposta é disseminar princípios que privilegiem a dignidade da pessoa humana, tratando de algo muito próximo da vivência dos estudantes e dos professores. Cabe mencionar que o PCN já abordam temas dos Direitos Humanos como: ética e cidadania, pluralidade cultural, orientação sexual, meio ambiente, saúde, trabalho e consumo de forma interdisciplinar ou transversal.
A inserção de demandas atuais em Direitos humanos aos PCNs dará ao educador um leque de oportunidades de trabalhar com os seus alunos, como aponta Candau (1996, p.84): [...] questões que fazem parte do cotidiano dos/as alunos/as, com as quais se confrontam diariamente.
b) Recentemente, o projeto escolar foi sobre educação ambiental. Uma empresa produtora de sucos por ter causado danos ambientais foi obrigada pelo Ministério Público Estadual, a realizar um projeto com medida compensatória. Em parceria com a escola, toda a comunidade escolar se envolveu com a realização do projeto. O proprietário da empresa solicitou todo o apoio do corpo docente e de forma interdisciplinar cada professor ficou responsável juntamente com equipes de alunos de trabalhar tópicos relacionados ao projeto. Tais como: reciclagem, coleta seletiva, disposição adequada de matérias inutilizáveis, etc.
A importância para prática educacional é que se houver empenho, disposição para fazer, ensinar e aprender os objetivos propostos são alcançados.