Gestão pública
Pólo: Paracambi
Atividade 1
Data limite para postagem na plataforma: 16/01/2012
1)Faça a descrição dos processos de uma instituição pública (pode ser um departamento, setor ou área) utilizando o modelo de Mintzberg (1995). (16,0 Pontos)
MINTZBERG cita que as formas organizacionais tradicionais não são capazes de introduzir “sofisticação inovadora”. O modelo adhocrático é o que melhor responde a essa necessidade. Numa adhocracia, os gerentes “raramente gerenciam no sentido usual de dar ordens; em vez disso, passam boa parte do tempo agindo na forma de elemento de ligação,para coordenar o trabalho lateralmente, entre as diversas equipes que executam seu trabalho” destaca que as grandes companhias inovadoras tentam manter toda a organização horizontal e as equipes de projetos pequenas, constituindo-se de seis a sete pessoas, que segundo o autor, propiciam massa crítica de habilidades e o máximo de comunicação e comprometimento entre os membros.
Grupos de pequenas equipes multidisciplinares reunidos sem barreiras organizacionais ou físicas para o desenvolvimento de novos produtos, utilizados por grandes empresas, imita as práticas das pequenas empresas, o que o autor se refere como “abordagem vale tudo”. Essa abordagem elimina as burocracias, permite comunicações rápidas e diretas para experiências e incute um alto grau de identidade grupal e lealdade. Esse ambiente é altamente interativo e inovado
MINTZBERG lista as principais armadilhas do planejamento, divididas nos campos do comprometimento, mudança, políticas e controle. Tais armadilhas resultam nas falácias fundamentais do planejamento estratégico, as quais podem ser reduzidas em uma:
- A falácia da predeterminação: o planejamento assume a predeterminação de um alto número de variáveis: o ambiente, as ações organizacionais, o processo de formação da estratégia e o encadeamento dos acontecimentos no tempo certo. "A incerteza é o calcanhar de Aquiles do