Gestão publica
Nesta ATPS falamos brevemente sobre definição de Estado e alguns autores clássicos que definiram e refletiram sobre seus conceitos.
Falamos sobre algumas principais formas de governo e seus dois principais sistemas e elaboramos um breve relatório sobre o G-8, sua organização política, sobre sua influencia global, sua crise e intervenções no cenário mundial.
ESTADO
O termo estado advém do substantivo latino status, relaciona-se com o verbo stare, que significa estar firme. Uma denotação possível, portanto, é que estado está etimologicamente estacionado à idéia de estabilidade.
Uma definição abrangente de estado seria “uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupa uma território definido e, na maioria das vezes, sua lei maior é uma constituição escrita. É dirigido por um governo soberano reconhecido interna e externamente, sendo responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio legítimo do uso as força e da coerção”.
Outra definição de estado, agora por Maquiavel é: “O estado não tem mais a função de assegurar a felicidade e a virtude, segundo afirmava Aristóteles”. Também não é mais, como para os pensadores da Idade Média – (uma preparação dos homens para o reino de Deus). Para Maquiavel, o estado passa a ter suas próprias características, faz política, segue sua técnica e suas próprias leis.
Rosseau, portanto, entende o estado como uma criação dos ricos para assegurar seu lugar na sociedade. Ainda o direito à propriedade é sagrado, mas com limites necessários para evitar extremos de riqueza e pobreza. O papel do estado é, então, intervencionista, com o intuito de garantir certo grau de igualdade e o contrato social consiste em ceder um pouco de liberdade em favor desse estado que trata todos como iguais.
Para outro pensador clássico Montesquieu, Não existia um governo ideal que servisse em qualquer povo, em qualquer época. Em “O Espírito das Leis” afirmava que cada país tinha um tipo de