engenharia civil
Muros: Paredes verticais ou quase verticais (trapezoidal) que podem ser construídos em alvenaria (tijolos ou pedras), em concreto (simples ou armado) ou utilizando materiais especiais (pneus, solo-cimento).
Muros de Arrimo: São estruturas de contenção, pois cumprem a função de suportar a terra. O muro tende a exercer sobre a parte da encosta que ficou, uma pressão pelo menos igual a parte de terra que foi removida, com a finalidade de restabelecer o equilíbrio anterior do solo.
Constrói – se este tipo de muro quando há necessidade de isolar um terreno para construção de edifícios, estradas ou qualquer tipo de obra que deixe o solo instável e com baixa resistência ou seja, podendo haver deslizamento de terra ou desabamento.
Todo muro de arrimo, para funcionar direito, precisa que seja construído entre ele e o terreno, um “FILTRO”. O filtro tem como função aliviar a pressão neutra (a pressão da água) sobre o muro. Sem ofiltro, a água existente dentro do terreno tende a derrubar o muro. Com o filtro, a água é drenada e o muro fica livre da pressão da água.
Este muro divide – se em duas modalidades: Muro de gravidade e Muro de flexão. Muros de gravidade: São estruturas em que o peso próprio é responsável pela sua estabilidade.
Construção de pequenas estruturas, muros entre 1,5 m a 5 m. Os materiais utilizados para construção são pedras, que podem ou não serem argamassadas, concreto, gabiões , pneus usados, entre outros.
Muros de flexão: São estruturas mais esguias, compostas por duas lajes de concreto armado. Para aumentar a rigidez deste muro, podem ser introduzidas paredes contrafortes.
A construção é realizada da seguinte maneira:
Retira – se uma parte do terreno natural (formado há anos).
Constrói – se um suporte, o muro de arrimo, para conter parte da encosta que teve um alívio de pressão devido ao corte e corre risco de desabar.
A obra deve ser orientada por um profissional, pois é necessária a