Resumo do cap2 - O que é Sociologia?
Na sociologia, falta um entendimento comum por parte dos profissionais, que pode ser explicada pela existência da divergência dos interesses das classes, consequência do capitalismo. E essa influência deu origem a diferentes tradições sociológicas; distintas sociologias.
Como a sociologia surgiu num momento de grande expansão do capitalismo, alguns sociólogos se mostraram otimistas diante da nova sociedade que surgia, identificando os valores e os interesses da classe dominante como representativos do conjunto da sociedade. As lutas e conflitos sociais que envolviam as classes sociais eram considerados algo que seria superado.
O pensamento conservador era considerado uma rica fonte de inspiração para formular seus principais conceitos explicativos da realidade, os adeptos desse pensamento são chamados de profetas do passado. Eles, entretanto, eram favoráveis à sociedade feudal e não tinham interesse em defender uma sociedade moldada pelos pensamentos iluministas e nem em defender um sistema que se modificava constantemente, o capitalismo. Os conservadores acreditavam que a Revolução Francesa era um castigo de Deus e que ela tinha acontecido em decorrência dos pensamentos iluministas que se difundiam entre a população, eram a favor da preservação da sociedade medieval. A sociedade moderna, na visão conservadora, estava em franco declínio, era dominada pelo caos social, desorganização e anarquia. Eles mais tarde, apontariam a importância da autoridade, tradição e dos valores morais como chaves para a coesão social.
Para os pioneiros da sociologia, o pensamento dos conservadores era um ponto de referência para a preservação da nova ordem que se instaurava nas sociedades europeias. Eles admiravam a devoção que os conservadores dedicavam à manutenção da ordem e seus estudos sobre esta questão. Os