Gestão publica
O núcleo terrestre é dividido em duas partes. O exterior, constituído principalmente de ferro derretido e níquel, começa a 2.900 quilômetros abaixo da superfície. O núcleo interior começa a 5 mil quilômetros da superfície e tem, aproximadamente, 2.800 quilômetros de largura. Ele é composto de ferro e níquel em estado sólido e está sob grande pressão. A temperatura chega a 6 mil ºc.
O que poderia acontecer se a Terra parasse de girar?
O lado do planeta que ficasse voltado para o Sol se transformaria em deserto com temperaturas elevadíssimas. Os oceanos esquentariam tanto que levantariam vapores de água. O outro lado teria temperaturas tão baixas que uma crosta de gelo seria rapidamente formada. A diferença térmica entre os lados provocaria fortes ventanias. A ausência da força centrífuga, resultado da rotação terrestre, faria com que todos os objetos aumentassem de peso. Não existiria vida no planeta.
Qual a diferença entre raio, relâmpago e trovão?
O raio é uma descarga elétrica produzida entre duas nuvens eletrizadas ou entre a terra e as nuvens. O relâmpago é a luz do raio e o trovão é o som dele.
Hoje, ninguém pode ficar indiferente com o Planeta Terra. A sustentabilidade do Planeta começa em nossa casa.
- A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos- A Terra tem 510,3 milhões de quilómetros quadrados- Cerca de 97% do planeta é composto por água- A quantidade de água salgada é 30 vezes maior do que a água doce- A atmosfera terrestre vai até cerca de 1000 quilometros de altura, sendo composta por 77% de nitrogénio, 21% de oxigénio, com traços de árgon, dióxido de carbono e água- A Terra já passou pelo menos por três grandes períodos glaciais- A Terra gira em torno do sol a 107 mil quilómetros por hora- A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol e o quinto maior- O ponto mais alto da Terra é o monte Evereste, com 8848 metros acima do nível do mar- Atualmente a população humana