Gestão Produção
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.
CURITIBA
2014
1- INTRODUÇÃO
As organizações, principalmente nesta ultima década levando-se em conta a globalização que acaba interferindo no dia a dia de uma empresa, precisa de um olhar mais amplo para o mercado, tendo em vista conseguir se sobressair e também a sua sobrevivência.
Cluster, de acordo com Zaccarelli et al. (2008) e Best ( 1988), é o agrupamento competitivo ou arranjo produtivo local.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)/Pr (2010) define Arranjo Produtivo local (APL), como sendo aglomerações de empresas que mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si. Essas empresas possuem características em comum como o produto e localização geográfica e contam com apoio de instituições locais como o governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Sendo assim, empresas envolvidas em um APL criam vínculos entre si, mediante a cooperação, interagindo por meio do aprendizado coletivo, troca de informações, serviços, articulações comerciais e apoio institucionais. Devido a complexidade do atual mercado, atitudes de união alcançadas por meio da cooperação entre os agentes envolvidos permitem que pequenas e médias empresas alcancem sua força competitiva no mercado.
Os APL criam uma dinâmica de cooperação, na busca de eficiência coletiva entre as empresas que atuam numa mesma atividade produtiva, tais empresas podem ter a oportunidade de desenvolverem seus negócios, tornando-se mais competitivas (BEST, 1998)
A indústria de Cal e Calcário está classificada como Indústria de Extração e Transformação de Minerais não metálicos. De acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPAR – DES, este setor de não-Metálicos é responsável por 6% da formação do Produto Interno Bruto Industrial Paranaense, dentre os quais, a