Gestão por competências
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Nome Luciano de Castro Muniz Albudane
MBA Executivo em Saúde - Maio.2013
Disciplina: Gestão de Pessoas por Competências
ATIVIDADE III
Questões e Respostas das páginas 14, 27 e 46.
Unidade I
1. Qual a principal dificuldade de uma empresa ao implementar um sistema tradicional de remuneração?
R: A maior dificuldade de uma empresa para implementar esse sistema de remuneração é a ausência deum instrumento realmente objetivo de mensuração que satisfaça a todos e que meça o quanto valeum trabalho em termos monetários
2. Quais são os componentes da remuneração total?
R:A remuneraçãototal é constituída de três componentes principais. São eles: remuneração básica, incentivos salariais(remuneração variável) e benefícios.
3. Cite exemplos de incentivos em curto prazo e de incentivos em longo prazo.
R:
Incentivos em curto prazo:
Bônus e prêmios - Este programa prevê a avaliação em curto prazo, mediante um conjunto deindicadores e metas previamente acordados, sendo o pagamento do bônusefetuado após a apuração dos resultados. O valor pago é em dinheiro.
Participação nos lucros ouresultados - Este tipo de programa segue a mesma lógica dos bônus ou prêmios,contudo sua prática foi consagrada no Brasil por meio da Lei no 10.101, quedisciplina a maneira como esse incentivo deve ser implementado e estabeleceincentivos de redução de encargos trabalhistas para as empresas queadotarem o modelo.
Comissionamento - Programa de incentivo focalizado na força de vendas. Na sua abordagemtradicional, implica o pagamento de um percentual sobre as vendas realizadas.
Incentivos em longo prazo:
Participaçãoacionária -Opções de ações – o profissional tem o direito de adquirir no futuro, a um preçopredeterminado, um número específico de ações da empresa.
Compra de ações – a empresa concede a determinados profissionais o direito de adquirirações da própria empresa, no ato da adesão ao