Cultura Afro-Brasileira, africana e Indígena”
História e Cultura Afro-Brasileira Africana e Indígena II
Título do Projeto
“Diversidade Cultural Brasileira”
Aluno: Sandra C. Murussi.
Data
Agosto de 2011
Tema: “Cultura Afro-Brasileira, africana e Indígena”
Turma: 9° ano do ensino fundamental - Número de aulas: 6 aulas
Justificativa: Quando nos referimos à África e a cultura Indígena vem a nossa mente coisas ruins. Com o estudo dessas matrizes podemos descobrir quais dessas coisas supostamente ruins são verdadeiras, quais são mentirosas e quais são preconceitos. Alem de proporcionar aos educandos uma vivencia, ainda que superficial, das três culturas.
Objetivos:
* Conhecer, compreender e refletir sobre a cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena;
* Vivenciar as danças religiosas em cada uma das matrizes;
Material Utilizado: Data-show, som, impressão com o poema “Quero ser tambor”.
Metodologia:
Etapa1: Aula expositiva falando sobre a importância de se estudar a cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena na formação da nossa identidade cultural. Leitura da poesia “Quero ser tambor” do poema moçambicano José Craveirinha observando que a literatura Africana expressa uma perspectiva coletiva.
Etapa2: Apresentação de vídeos dos ritos religiosos das três matrizes. Vídeo da cultura Africana sobre a dança Guedra de tribos Berberes. Vídeo da cultura Afro-Brasileira do Grupo Machaka – Escravatura; grupo Balé da Mata – Maculelé. Vídeo com dança Indígena do grupo Jacocá e a dança “Chamado de Alegria”. Análise das semelhanças e diferenças das danças das três matrizes.
Etapa3: Divisão de grupos, temas, elaboração de passos e ensaios para apresentação das danças de acordo com cada tema.
Etapa4: Apresentação dos grupos
Avaliação: Será continua e diagnóstica, considerando a compreensão dos educandos em relação a importância dessas três culturas para a construção da nossa identidade e também as características das matrizes aplicadas dentro das danças. Referências