Gestão por competências
A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas e pelo capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação. Com a globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, surge à constatação na maioria das organizações: o grande diferencial é a principal vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nelas trabalham.
Surge, portanto, uma nova visão: as pessoas como agentes proativos e empreendedores, são as pessoas que geram e fortalecem a inovação e que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios das empresas. No fundo, as organizações são conjuntos de pessoas.
Alguns objetivos da Gestão de Pessoas
Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
Proporcionar competitividade à organização;
Proporcionar à organização talentos bem treinados e motivados;
Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho;
Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho;
Administrar as mudanças.
Contratar um profissional ideal não é fácil. Nem sempre uma seleção realizada com todo carinho detecta o profissional que gostaríamos de ter como parceiro. Vejo um perfil adequado naquele que, não apenas veste a camisa da empresa mas sobretudo se compromete com o seu trabalho: é fiel, leal, toma decisões, possui habilidade para se relacionar com todos os outros colaboradores, antenado, visionário, dinâmico, disciplinado, livre de preconceitos. Por esse motivo, as empresas com o passar do tempo tem investido na