O serviço social e o envelhecimento
Apresentamos a proposta de desenvolver um trabalho que terá como objeto de estudo o envelhecimento e o idoso nas diferentes classes sociais brasileiras.
Apesar de vivermos em uma sociedade onde os idosos possuem uma legislação munida de leis que garante o seu bem estar social não é o que ocorre efetivamente.
Esta realidade é mais cruel com os idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, porém não é ausente nas classes mais abastadas da sociedade.
O abandono e a exclusão por parte da família e da sociedade é constante na vida desta parcela da população.
A sociedade capitalista visa o idoso como um ser improdutivo, incapaz de colaborar, um peso morto por assim dizer.
Para o desenvolvimento de tal trabalho utilizaremos o método em Marx visando que tal exclusão vivida pelos idosos é um reflexo da luta de classes e da exploração da força de trabalho que considera incapaz todos aqueles que não podem contribuir para a reprodução do capital. Será utilizado como referência bibliográfica o Estatuto do Idoso dentre outros textos que abordem o tema.
Serão temas centrais o envelhecimento, assistência social, saúde e violência contra o idoso. Outro ponto importante do trabalho será a análise sobre a intervenção do Serviço Social a esta parcela da população independentemente da sua situação social.
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
SERVIÇO SOCIAL
CAROLINA SARAIVA DE LUCENA
VALQUÍRIA BASÍLIO LINCKA
O IDOSO NAS DIFERENTES CLASSES SOCIAIS E O SERVIÇO SOCIAL
SÃO PAULO
2013
O ENVELHECIMENTO E O IDOSO NAS DIFERENTES CLASSES SOCIAIS E O SERVIÇO SOCIAL
SÃO PAULO
2013