Gestão por competências
Gestão por Competência x Gestão do conhecimento
CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE
por Silvana Barreto
Competência – conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando integrados e utilizados estrategicamente, permite atingir com sucesso os resultados que dela são esperados na organização.” Essa é a definição encontrada no livro de Benedito Milioni, Dicionário de Termos de Recursos Humanos, para a palavra competência.
Ao longo do processo de desenvolvimento de uma organização ela cria e aprimora naturalmente conhecimentos e experiências para responder ao novo cenário do mundo globalizado, definindo assim, a incessante busca pela competitividade. Estas, segundo Ferraz (apud Pizolotto e Piccinini 2000) , estão ligadas aos fatores fundamentais como a qualificação, a flexibilidade e a produtividade, introduzindo novas formas de gestão de recursos humanos, procurando reformular seu relacionamento com a força de trabalho, objetivando melhorias contínuas de produção e visando atrair os trabalhadores à co-participação dos desafios competitivos contemporâneos.
As organizações vêem adotando novos comportamentos onde procuram uma maior disseminação dos trabalhadores na tomada de decisões. E um dos fatores que merece destaque é a valorização do capital intelectual, como também, a transformação dos recursos humanos de uma atuação operacional para atuação estratégica.
Foi a partir da década de 90 que houve uma maior preocupação com o nível estratégico da área de RH. é possível observar uma transformação em curso nas funções e nos objetivos da administração de recursos humanos, onde os desafios da diversidade cultural que ora se descortinam, engendram novas redefinições estratégicas, reformas produtivas e reestruturações administrativas nas organizações.
Empresas que investem diretamente em recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; qualidade de vida do trabalho; valorização de elevados padrões de desempenho e claro