gestão por competencias
Este trabalho apresentou o estudo de caso da empresa D&M Produções Audiovisuais.
Foi realizado um estudo do ambiente organizacional, por análise SWOT, observando os ambientes interno e externo.
A partir da análise dos riscos da empresa D&M ficou evidenciado, que grandes desafios serão enfrentados pela empresa relacionados ao ambiente interno.
Apesar de atuar na área de aluguel de equipamentos audiovisuais e realização de diversos eventos há 25 (vinte e cinco) anos, a empresa ainda encontra algumas dificuldades no momento do recrutamento e seleção do seu capital humano.
O fato se dá pela dificuldade existente em relação à disponibilização de profissionais qualificados no mercado de trabalho.
Além do item citado acima, ainda existe a necessidade de treinamento específico para qualificação dos colaboradores no momento do manuseio dos referidos equipamentos, com intuito de prolongar a vida útil dos mesmos e sua conservação. Entretanto, não há somente desafios. Observou-se que existem vários pontos positivos, como: educação coorporativa por meio de investimentos em cursos e treinamentos que possibilitam a qualificação do colaborador, salário diferenciado em relação à concorrência, benefícios diferenciados, dentre outros.
De modo geral, verificou-se resultados extremamente positivos no ambiente organizacional da D&M .
A cultura organizacional coopera para o bom desempenho dos colaboradores e consequentemente, influencia na eficácia e eficiência dos serviços prestados.
Os colaboradores tem a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades para a boa prestação dos serviços e são motivados com frequência para realização de suas tarefas. A empresa diante da ausência no mercado de mão-de-obra qualificada possibilita ao colaborador baseada em sua cultura organizacional, a realização de cursos e treinamentos que qualificam o colaborador, aumentando significativamente seu conhecimento na área. A D&M deixou de exigir experiência na área e passou