Conceito básico de psicologia
PSICOLOGIA: é a ciência que estuda o comportamento.
O termo Psicologia vem do grego: psyché significa alma, e de logos significa estudo. Portanto, etimologicamente, psicologia significa estudo da alma.
Como ciência, a Psicologia trata de descobrir ou desenvolver conceitos explicativos (são aqueles que exigem identificação, descrição e observação dos fatos).
A observação é um método valioso para a Psicologia.
A observação deverá ser planejada.
Se é planejada, obedece a um plano, e este plano deverá responder às seguintes perguntas: O quê ? Quando ? Como ? Onde ?
A Psicologia não aceita “conclusões mágicas”.
Quando vc usa suas fantasias, opiniões não comprovadas, “idéias favoritas” – que são a sua opinião - , poderá estar desempenhando o papel de Mágico da palavra.
A Psicologia não aceita observações como essa:
Na minha opinião, esse empregado é muito emotivo;
Eu acho que para resolver a entrada tarde é melhor punir;
Pela minha experiência, as pessoas altas são tímidas.
Uma das contribuições que a Psicologia pode oferecer às empresas é introduzir o método científico ( identificação, descrição e observação dos fatos) como base para colher decisões que facilitem o estudo do comportamento humano.
A Psicologia não trabalha no reino da fantasia quando estuda o comportamento humano, trabalha com eventos e com todos os fatos possíveis.
Os psicólogos estudam o comportamento em todas as suas formas, desde a mais simples até a mais complexa.
Desde o piscar involuntário dos olhos até a mais complicada configuração de ações e reações que pode apresentar uma equipe de astronautas.
A gama de condutas humanas (comportamentos) estudadas pelos psicólogos nas empresas é tão ampla como a estudada por psicólogos em outras situações.
HISTÓRIA:
A Psicologia é uma ciência jovem. Ela nasceu de uma ciência-mãe, a Filosofia, que deu origem a muitas outras ciências, como a Sociologia e a Matemática.
Os