gestão por competencias
O que é entrevista comportamental em foco em competências? É uma técnica de investigação comportamental, onde se procura identificar no perfil comportamental os candidatos comportamentos específicos que são prérequisitos para o sucesso do cargo que está sendo selecionado. Tem duração de, aproximadamente, 40 minutos a uma hora. Prioriza-se o respeito pelo candidato, além de, se preocupar em estabelecer um vínculo de confiança e credibilidade entre entrevistador e entrevistado. E se faz a opção ética, profissional e técnica de que apenas tenha um entrevistador e um entrevistado.
Por que fazemos Entrevista em Seleção? Para conhecer o perfil dos candidatos aos cargos, por isso as entrevistas precisam de técnicas especiais.
Portanto, a base para a construção da entrevista comportamental é sempre o
Mapeamento do perfil de competências do cargo. As perguntas comportamentais são perguntas abertas e específicas: abertas, porque investigam uma situação completa; específica, porque são construídas com o objetivo de investigar comportamentos específicos, que são pré-requisitos para a eficácia nas atribuições do cargo.
Quando usar uma pergunta fechada? Para fazer o introvertido falar, devemos utilizar perguntas situacionais, abertas, específicas, com verbos de ação no passado. E para fazer o prolixo calar, devem ser utilizada perguntas fechadas ou uma exclamação que coloque um ponto final no assunto, para imediatamente iniciar outra pergunta aberta.
O que não se deve fazer em uma entrevista de seleção? Chamar o candidato e não poder atende-lo; deixa-lo esperando na recepção, após a hora combinada; recebe-lo sem ter organizado seu material para a entrevista; não ter lido o currículo antes da entrevista; não ter planejado a entrevista; recebê-lo sem empatia e cortesia; chama-lo pelo nome errado ou confundir o cargo; atende-lo em lugar inapropriado; fazer perguntas de múltipla escolha, hipotéticas, indutivas,