Gestão por competencia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO................................................................. 10
4 REFERÊNCIAS........................................ 11
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade o grande patrimônio das organizações são as pessoas, pois são elas que as compõem exercendo papeis fundamentais colaborando para o crescimento da empresa. Tornou-se uma constante busca por vantagens competitivas diferenciando as organizações de seus concorrentes, onde há um consenso de que o diferencial pode definitivamente estar nas pessoas que compõem as organizações e suas habilidades.
O mundo atual passa por uma série de transformações. De fato, a transição da era industrial para uma nova era caracterizada pelo número infinito de possibilidades, do desconhecido ou era do conhecimento, mostra não só a necessidade de aperfeiçoamento de habilidades já existentes, mas principalmente no desenvolvimento de novas competências.
No trabalho a seguir será abordado sobre a Gestão de Pessoas no mundo contemporâneo, onde é imprescindível a qualificação profissional para que as pessoas consigam permanecer no trabalho e com isso também adquirirem conhecimentos mais elevados e garantirem lugar no mercado de trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
A Gestão de recursos humanos tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
Uma retrospectiva do passado, focando especificamente a pratica do RH no Brasil, onde eram caracterizados alguns processos pré-jurídicos e trabalhistas, que predominavam a inexistência de Legislação trabalhista e de um setor voltado a esse fim, para orientar os assuntos correlatos aos trabalhadores. Posteriormente meado dos anos 30 a 50, deu-se o surgimento dessas leis trabalhistas e sua implantação no Departamento de Pessoal, como forma de atender as exigências formais. Passou por uma transformação no período Tecnicista em torno de 1950 a 1960 pelo fato da indústria automobilística e