Gestão por competencia
PRIMEIRO BLOCO: SENSIBILIZAÇÃO
Para que tenha sucesso, é fundamental obter o envolvimento e a adesão das pessoas chave da administração e dos postos de trabalho. A sensibilização deste público na busca do comprometimento deve fazer parte da estratégia inicial ao processo.
A sensibilização ocorre de formas variadas:
Promoção de reuniões de apresentação e discussão do modelo, para prováveis adaptações à cultura da empresa
Realização de fóruns de discussão com o objetivo de detectar as falhas do modelo vigente.
Oferta de seminários para os gestores e formadores de opinião, cujo conteúdo esclareça objetivos, etapas, responsabilidades e resultados esperados.
Convite à participação em palestras e em cursos externo que tratem sobre o tema.
Uso dos veículos internos de comunicação (jornais, boletins, revistas) para divulgar de matérias e artigos publicados na mídia.
Estímulo aos gestores para participar de grupos de discussão e de estudo na Internet.
Envolvimento dos componentes do Mapa de Poder da empresa, como porta-vozes da área de recursos humanos (gestão de pessoas).
O trabalho de sensibilização, quando bem estruturado facilita a venda da ideia à direção da empresa. Na prática, quando um tema é amplamente discutido nos corredores da empresa, passa a merecer a atenção do grupo gestor.
Partindo-se do pressuposto de que o projeto mereceu a aprovação da diretoria e pessoas chave, passa-se à fase de preparação do terreno ou coleta de dados. Algumas ações são fundamentais neste momento:
Certificar-se das diretrizes e missões setoriais e verificar se estão compatíveis com a missão da empresa. Caso contrário, promover seminários ou reuniões de realinhamento.
Verificar se as unidades de negócio (postos de trabalho) têm suas atividades descritas de forma objetiva.
Avaliar e discutir os riscos do projeto: