Futurismo
Campus Foz do Iguaçu
FUTURISMO
Foz do Iguaçu
2012
Instituto Federal do Paraná
Campus Foz do Iguaçu
Trabalho apresentado pelos alunos Giuliano Marchiori e Leonardo Moreira Andrade, como requisito de nota para a matéria Arte, no terceiro ano do curso de informática do Instituto Federal do Paraná.
Foz do Iguaçu
2012
Futurismo
É um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.
No primeiro manifesto futurista de 1909, o slogan era Les mots en liberté ("Liberdade para as palavras") e levava em consideração o design tipográfico da época, especialmente em jornais e na propaganda. Eles abandonavam toda distinção entre arte e design e abraçavam a propaganda como forma de comunicação. Foi um momento de exploração do lúdico, da linguagem vernácula, da quebra de hierarquia na tipografia tradicional, com uma predileção pelo uso de onomatopéias. Essas explorações tiveram grande repercussão no dadaísmo, no concretismo, na tipografia moderna, e no design gráfico pós-moderno. Surgiu na França,seus principais temas são as cores.
A pintura futurista recebeu influência do cubismo e do abstracionismo, mas utilizava-se de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens com a pretensão de dar a ideia de dinamismo.
Características do Futurismo:
* Desvalorização da tradição e do moralismo; * Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico; * Propaganda como principal forma de comunicação; * Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias; * Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a idéia de velocidade; * Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens,