Gestão pedagogica
A Gestão Pedagógica é a mais importante e mais significativa na gestão escolar visto que gerencia a área educativa, propriamente dita, da escola e da educação escolar. É ela que determina os objetivos para o ensino, sejam eles gerais ou específicos; definindo também as linhas de atuação de acordo com os objetivos e as características da comunidade e dos alunos. Para isso, propõe metas a serem atingidas, elabora os conteúdos curriculares e faz o acompanhamento pedagógico, avaliando o rendimento das propostas pedagógicas, dos objetivos e do cumprimento das metas. Além de observar o desempenho dos alunos, do corpo docente e de todos da equipe escolar.
A ação pedagógica é baseada nas especificidades determinadas pelo regimento escolar que também incluem: objetivos gerais e específicos, metas, plano de curso, plano de aula, avaliação e treinamento da equipe escolar.
O sucesso da atuação pedagógica depende enormemente de seu grande articulador e primeiro responsável – o diretor, que pode ser auxiliado pelo coordenador pedagógico (quando existe). Porém, não podemos esquecer que o docente tem uma função social e educativa que faz seu trabalho partir da premissa de que a aprendizagem escolar é decorrência de relações sociais, afetivas e cognitivas que se estabelecem principalmente na sala de aula, onde são vivenciadas situações formais de ensino. Sabemos a escola é uma instituição que tem na instrução sua principal dimensão educativa, educa através da instrução (Chervel, 1990, p. 188 apud Monteiro, 2001, p. 121). Entretanto observamos que o ensino não é a finalidade do processo educativo, é o meio pelo qual a aprendizagem do aluno é efetivada. Como confirma Borges e Moreira (2003): O aluno, com sua identidade particular, é o ponto de partida para a organização do ensino que, por sua vez, só terá sido bem sucedido se o aluno, agora como ponto de chegada, tiver aprendido significativamente". É uma situação de ensino que corresponde ao momento em que