gestão pedagogica
GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA RELAÇÃO
COMPLEXA
Msc. Andrey Felipe Cé Soares - UNIVALI
Resumo: Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado, concluída em outubro de 2011, que caracteriza as ações do coordenador pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Itajaí e sua relação com a gestão escolar.
Trata-se de uma proposta de estudo de abordagem qualitativa por meio de análise de conteúdo e toma como referencial as contribuições de Lück (2001/2007), Placco e Almeida (2008/2010), dentre outros. Os sujeitos da pesquisa foram nove coordenadores pedagógicos, convidados para participação espontânea e voluntária nas dinâmicas que compõem a coleta de dados. Tratou-se de uma proposta de um encontro de oito horas de duração, momento em que se aplicou questionário e realizaram-se dinâmicas de grupo envolvendo discussões sobre o cotidiano da coordenação pedagógica, cujos dados foram transcritos, tabulados, categorizados e analisados segundo análise de conteúdos. Como resultado observou-se que a gestão escolar pode dificultar as ações do coordenador pedagógico, e a solução talvez seja investir em um trabalho relacional e complementar entre os especialistas. Desta monta, este artigo revela fragilidades do sistema de ensino e permite em especial repensar as ações do coordenador e como este organizador do trabalho pedagógico da escola pode proporcionar momentos de reflexão frente ao processo ensino-aprendizagem, bem como a real necessidade de melhoria nas estratégias educacionais. Palavras-chave: Gestão escolar. Coordenação pedagógica. Organização do trabalho escolar.
Definição da problemática
No cotidiano de minhas ações como coordenador pedagógico, encontrei diversos questionamentos que passaram a inquietar-me e, portanto, mais do que uma pesquisa, este texto apresenta entendimentos, reflexões e a reconstrução de conceitos sobre minha função como coordenador pedagógico.
Sabe-se que mesmo quando a coordenação pedagógica tem clara