Gestão participativa na fiscalização e controle dos recursos públicos (PDDE)
Nesta formação aprendi que para tornar o trabalho do coordenador pedagógico mais significativo é necessário fazer algumas considerações:
Atuar em conjunto com a equipe gestora e professores em busca de estratégias para que o ensino de fato aconteça;
Conhecer bem os materiais referentes ao ensino e aprendizagens;
Conhecer como se da o processo de letramento e intervir de forma significativa;
Planejamento semanal com os professores;
Observações e intervenções em sala de aula;
Aulas reflexivas, significativas, agrupamentos produtivos;
Uso adequado dos recursos;
Se o tempo da sala de aula está sendo otimizado;
Avaliação como estratégia de ensino e aprendizagens, ou seja, estratégias para obter diagnóstico que possam orientar ações;
O Coordenador deve ser um profissional que encaminha, que busca, pede ajuda quando não sabe, propõe, orienta, faz intervenções e amplia o trabalho dos professores. E assim encaminha devolutivas que fundamente os professores para que ele se aproprie cada vez mais dos conteúdos e procedimentos criando o hábito de escreverem observando o que eles estão aprendendo e crescendo nas reflexões de suas práticas diárias de sala de aula, tornando-os leitores proficientes e escritores, dialogando pela escrita.
Por tanto as dificuldades é convencer os professores dessa nova proposta que é registrar seus feitos e aprendizados. Pois é, uma expectativa nova, estou aprendendo a fazer fazendo é um trabalho que requer reflexão e ação. Por isso que há uma certa rejeição por parte dos mesmos. Refletir o que sabe fazer e o que precisa saber, tudo isto dá trabalho e requer tempo, mais é necessário para que o aprendizado aconteça com qualidade.