Gestão organizacional em uma empresa
Braulio Oliveira dos Santos Fo∗ Adriana Guimarães de Oliveira∗∗ Leuzenir Barth de Oliveira∗∗∗
Resumo: Este artigo retrata a maneira pela qual foi desenvolvido um estudo de caso aplicado a uma empresa do segmento de serviços, no tocante à estrutura e à gestão organizacional, utilizando-se de uma abordagem a partir das principais fundamentações da Administração. Buscou-se explicar as diversas aplicações desse conceito na Oliveira’s Informática, utilizada como fonte da aplicação de pesquisa neste trabalho. Mostra ainda como a empresa poderá se organizar com relação às funções e às atividades que nela são desenvolvidas com o propósito de se obter uma melhor eficiência e um bom resultado para o cliente. Neste sentido, o estudo direciona o seu foco para a divisão das tarefas e divisão dos setores. Palavras-chave: estrutura organizacional, atividades desenvolvidas, divisão dos setores.
Com o passar do tempo, as empresas evoluíram e o mercado passou a ficar mais competitivo, obrigando-as a se preocupar mais com sua organização, objetivando a otimização de custos e a melhoria na qualidade do atendimento ao cliente.
Ao longo do séc. XX, as organizações, na busca de uma padronização, foram evoluindo e passaram por três modelos de administração: o tradicional, com caráter burocrático; o autoritário e hierárquico; o moderno, que é influenciado pelas ciências do comportamento; e o contemporâneo, que busca atingir a existência empresarial no cenário atual. Segundo Rocha (1987, p. 165):
“O processo organizador é um modelo sistemático baseado em métodos lógicos e científicos para resolver problemas existentes em uma empresa. São fatores indispensáveis para a aplicação correta das técnicas utilizadas no Processo Organizador conhecimentos amplos sobre a Teoria da Organização e da Administração, pois sem eles, dificilmente, trabalhos afetos à criação ou constituição de uma entidade (Organização) ou modificação ou