Gestão Integrada de Destinos Turísticos
INTRODUÇÃO
Em determinadas regiões, a atividade turística compõe importante instrumento de desenvolvimento econômico, social e cultural.
O presente artigo tem como finalidade ressaltar a importância do planejamento estratégico na estruturação desta atividade, que tem por definição: um fenômeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupo de pessoas que, fundamentalmente por motivos de recreação, descanso, cultura ou saúde, se deslocam de seu lugar de residência habitual para outro, no qual não exercem nenhuma atividade lucrativa nem remunerada, gerando múltiplas relações de importância social, econômica e cultural (OSCAR DE LA TORRE, 1980, p. 19).
Segundo o dicionário Houaiss, estratégia significa “a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos”.
A Estância Hidromineral de Fazenda Nova é um exemplo clássico de empreendimento turístico, de extraordinário potencial (meio ambiente favorável, cultura local, artesanato, etc.), que lamentavelmente declinou-se por falta de planejamento.
QUESTÕES
1. Com base nas informações do estudo de caso, apresente um plano (estratégico, tático ou operacional) para a vila de Fazenda Nova e justifique o plano escolhido.
Visto que a administração ocupa um espaço cada vez mais importante no cenário econômico, sendo variável determinante de sucesso, o desenvolvimento eficaz desta atividade implica na utilização de recursos, ferramentas para o alcance dos objetivos, metas.
O meio aqui utilizado para propor ascensão consciente, contínua e permanente da atividade turística na região da vila de Fazenda Nova, está baseado no Plano Estratégico.
Metodologicamente, o Plano Estratégico é a técnica de