Estudo de caso – gestão integrada de destinos turísticos
2.1 Plano Estratégico
Conforme as características do problema apresentado em “Fazenda Nova” serão viáveis desenvolver um plano estratégico, pois só com um planejamento que englobe de forma sistêmica aspectos econômicos e da preservação da identidade cultural e a sustentabilidade ambiental.
Um aspecto relevante do planejamento turístico é o esforço de coordenar ações de diferentes da administração federal, estadual ou municipal, para não haver a dispersão de esforços e recursos.
A elaboração e implementação corretas do planejamento turístico, contribuem para minimizar impactos potencialmente negativos, maximizar retornos econômicos nos destinos e, dessa forma, estimular uma resposta mais positiva por parte da comunidade hospedeira em relação ao turismo de longo prazo.
Fazenda Nova está localizada na região Nordeste do Brasil, uma região que apresenta grandes dificuldades financeiras, alto índice de desemprego e falta de infra-estrutura da educação e saúde. Más também a região Nordeste é muito rica em atividades culturais, como por exemplo, blocos carnavalescos, autos natalinos, e outros.
2.1 Execução do Plano
De acordo com as dificuldades existentes em “Fazenda Nova” o plano estratégico deverá ser executado á longo prazo.
Com o planejamento estratégico temos como objetivo fazer com que a comunidade volte a freqüentar a fazenda anualmente e que o comercio local possa se estruturar para a visita de turista de todas as regiões.
Para que possamos fazer com que a comunidade volte a visitar a fazenda, faremos algumas manifestações de acordo com datas comemorativas anuais, assim poderemos estimular a comunidade em geral. Faremos contados com políticos da região e os comerciantes com a intenção de ofertas de crédito, para o comercio local tenha condições de atender a demanda de turistas que vierem visitar a “Fazenda