Observando células humanas
Introdução A célula é uma unidade estrutural e funcional dos seres vivos, assim como o átomo é a unidade fundamental das estruturas químicas. Uma célula isolada pode constituir um organismo inteiro, como é o caso dos protozoários, ou células podem agrupar-se e diferenciar-se em tecidos e órgãos para formar um organismo multicelular. (ROBERTIS & ROBERTIS, Jr.) As células humanas são células eucarióticas e apresentam semelhanças com as células vegetais, como membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Apresentam também estruturas como os centríolos, uma particularidade da célula animal. Outra diferença bruta é a presença da parede celular e cloroplastos presentes nas células vegetais.
Objetivos
Confeccionar esfregaço de células humanas da boca, observar a estrutura dessas células, realizar coloração das mesmas e esquematiza-las.
Material e métodos
Lâmina, lamínula, béquer, palitos de picolé para a coleta de material, pinça, pipeta, azul de metileno 0,5%, água destilada, álcool 70% em recipientes grandes o suficiente para que as lâminas sejam mergulhadas, papel e microscópio. Com o auxilio do palito de picolé raspamos a parte interna da bochecha e fizemos um esfregaço com o material sobre a lâmina de vidro. Colocamos a lâmina mergulhada no álcool 70% por 2 minutos para fixar o material. Em seguida retiramos a lâmina do álcool, escorremos o excesso do líquido em um filtro e adicionamos ao esfregaço gotas de azul de metileno para corar as células. E aguardamos mais 2 minutos. Com a pipeta retiramos o excesso de azul de metileno com água. Colocamos a lamínula cuidadosamente para não dar bolhas, retiramos o excesso de líquidos na lâmina e iniciamos as observações.
Resultados e discursão
Foram retirados, com o auxilio do palito, células da porção interior da bochecha. Células do tecido epitelial da mucosa oral (camada granulada) que se