diversos
Anatomia é definida como o estudo da estrutura de um organismo e das relações entre suas partes. A palavra anatomia é derivada de duas palavras gregas, anna (em partes) temnein (cortar). É de certa forma o equivalente à morfofisiologia (do grego morphe, forma + logos, razão, estudo)
É o ramo da ciência que estuda a estrutura (morfologia) do corpo humano. Assim, a Anatomia descreve a forma do coração, qual o seu tamanho, a sua constituição, como está organizado e onde se situa.
ANATOMIA HUMANA: parte da biologia que estuda a forma e a estrutura do corpo humano
FISIOLOGIA HUMANA: parte da biologia que estuda o funcionamento das partes que compõe o organismo humano, preocupando-se com as características e mecanismos que tornam esse organismo um ser vivo.
NIVEIS ESTRUTURAIS BÁSICOS
CÉLULA
A célula é uma unidade básica da vida. É uma unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos. Os organismos multiplicam-se, reproduzem-se, sendo estes processos efetuados através das células. É a forma de vida mais simples que é capaz de produzir cópias de si mesma. As células foram descobertas, em 1665 por Robert Hooke, observando um tecido vegetal morto denominado súber ou cortiça. Em 1838 e 1839 Schleiden e Schuwann concluíram que “OS SERES VIVOS SÃO CONSTITUÍDOS POR CÉLULAS”. A célula é uma unidade fundamental dos seres vivos e contém todas as instruções para construir outra célula idêntica a ela. Além disso, produz a maioria das substâncias de que precisa, absorve aquelas que não pode fabricar e elimina seus resíduos. As células não trabalham isoladamente, mas coordenadas com outras células. Assim, se colocarmos um trilhão de células juntas, poderemos obter um ser que fala, que anda, que pensa...
Quanto a sua estrutura
Protocélulas: seres procariontes, sem carioteca; o material nuclear encontra-se disperso no citoplasma. Ex. bactérias, algas cianofícias e micoplasmas.
Eucélulas: seres eucariontes. Apresentam um