cultura
Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
CULTURA POPULAR E CULTURA ERUDITA
Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite. Ela possibilitou o surgimento da dicotomia (e divisão em duas partes) entre “cultura erudita” e “cultura popular”, melhor representada nos textos de Matthew Arnold, ainda fortemente presente no imaginário das sociedades ocidentais. Uma visão bastante restrita, pois transforma em sinônimos arte e cultura, sendo que a definição de cultura tem segmentos antropológicos, filosóficos, científicos.
CULTURA POPULAR
Cultura de massa (também chamada de cultura popular ou cultura pop) é o total de idéias, perspectivas, atitudes, imagens e outros fenômenos que são julgados como preferidos por um consenso informal de uma dada cultura, especialmente a cultura ocidental do começo da metade do século XX. O termo "cultura popular" surgiu no século XIX, em uso original para se referir à educação e cultura das classes mais baixas. É a expressão do cotidiano, onde o importante é a transmissão da linguagem de valores ligados ao dia a dia da população, a identidade de um grupo. Ao contrário disso, é definida a cultura erudita.
CULTURA ERUDITA
A cultura erudita está ligada à elite, ou seja, está subordinada ao capital pelo fator de viabilizar esta cultura.
A cultura erudita pode ser