GESTÃO INDUSTRIAL
gestão industrial relatório gerencial
GESTÃO INDUSTRIAL
Na determinação dos custos, pretende-se atingir, basicamente, três objetivos: definir preços de venda; fornecer elementos para a apuração dos estoques; e disponibilizar informação para a gestão. Outro aspecto importante associado ao cálculo dos custos correspondente á identificação e á concretização de medidas que permitam reduzi-los.
Custos Industriais x Custos Comerciais Nossa proposta inicial é em evidenciar a diferença entre a apuração do custo das vendas de uma indústria, quando comparada a uma empresa do comércio varejista, onde as empresas comerciais se diferenciam das empresas industriais pelo fato de comprarem as mercadorias já prontas de seus fornecedores e revende-las também prontas, caracterizando-se como intermediárias, sem ampliar nem modificar sua utilidade, enquanto as industriais adquirem matérias-primas e modificam sua utilidade, após realizar nelas determinadas operações caracterizando-se como transformadoras. Se o objeto social principal de um comércio é a compra e venda de mercadorias e se esta empresa vende determinada mercadoria ela deve ter registrado, anteriormente, o custo da mesma. A mercadoria vendida não sai de graça para a entidade, esse custo é chamado de Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), numa indústria a aquisição de matéria-prima para a transformação ou industrialização de um determinado produto e por fim vendê-lo também incorrerá determinado custo, o Custo do Produto Vendido (CPV).
Tanto na empresa comercial quanto na industrial, os gastos podem ser classificados em custos, despesas e investimentos. Na comercial o custo está relacionado ás mercadorias que são revendidas, sua determinação obedece aos mesmos cálculos utilizados para o custo da matéria-prima na empresa industrial, com uma diferença relativa ao IPI, que, destacado na nota fiscal de venda