GESTÃO INDUSTRIAL
1 INTRODUÇÃO
O presentetrabalho tem o objetivo de ser instrumento de auxílio na gestão industrial da empresa INDÚSTRIA E COMERCIO DE SORVETES LEC LTDA, no qual após analisados os custos de produçãoreferentes ao mês de junho/2014 que foram apresentados pela mesma, serão feitos todos os cálculos envolventes ao custo unitário, formação do preço de venda, fatos contábeis envolventes na vendados produtos, contabilização e análise de Custo/ volume/lucro da empresa.
Ainda através de uma pesquisa de campo apresentar-se-ão os sistemas de informação mais utilizados pelasempresas no controle de custos industriais e como ele podem auxiliar na gestão empresarial e tomada de decisões.
2 GESTão industrial
2.1 Calculo do custo unitário
Tomando comobase os custos totais de cada produto e considerando as unidades equivalentes produzidas, fez-se o cálculo do custo unitário de cada produto.
2.2 formação do preço de venda
Combase no custo unitário calculado, apurou-se o preço de venda de cada produto.
2.3 Fatos contábeis e contabilização
Conforme informação fornecida pela empresa, apurou-se os fatoscontábeis envolvidos nas vendas de cada produto, bem como sua devida contabilização nos livros diário e razão.
2.4 Análise Custo/Volume/Lucro
Com base nas informações apuradas,considerando os custos envolvidos sejam eles fixos e variáveis, calou-se a margem de contribuição e o Ponto de Equilíbrio Contábil de cada produto produzido pela INDÚSTRIA E COMERCIO DE SORVETESLEC LTDA.
2.5 Regionalizando
Através de uma pesquisa de campo observou-se os sistemas de informação mais usados nas industrias da região.
Critério de rateio de custos indiretos é aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é,está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou