Gestão Industrial
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A Indústria Pelicano Ltda. Industrializa cuecas e calcinhas. Seus dirigentes passam por um período difícil em termos de gestão empresarial.
O Sr. Jonas Caetano é o sócio administrador da Indústria Pelicano Ltda. Ele juntamente com os demais dirigentes da empresa possui algumas duvidas ligada à gestão industrial.
Para esclarecermos essas duvidas, abordaremos alguns tópicos relacionados à gestão industrial. Falando sobre métodos de custeio, preço de venda e geração de lucro, ponto de equilíbrio entre outros temas.
E ao final deste relatório com informações conceituais e teóricas, o Sr. Jonas Caetano e os demais dirigentes desta Indústria, possam compreender de forma bem clara sobre a gestão industrial, esclarecendo todas as suas duvidas com relação a este assunto.
2 Diferença entre a apuraçao do custo das vendas de uma indutria e uma empresa do comercio varejista
No comercio varejista a atribuição do custo das mercadorias vendidas é bem mais fácil de ser obtido e é baseado principalmente no seu custo de aquisição levando-se em consideração o método usado na apuração dos estoques que normalmente é o PEPS - Primeiro que entra primeiro que sai ou o Custo Médio Ponderado. É importante definir que o custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação: Onde: CMV=EI+C-EF.
Sendo: CMV = Custos das mercadorias vendidas, EI = Estoque Inicial, C = Compras, EF = Estoque Final (Inventário final).
Segundo Costa (2009, p.27), nas indústrias, os custos correspondem aos gastos relativos à fabricação dos produtos. Como os custos em uma indústria envolvem diversas variáveis a definição correta desses custos depende de um eficiente controle.
Na rotina de uma empresa industrial, temos as atividades acontecendo de maneira constante, e ao final de um determinado período