Gestão hospitalar
Gestão Hospitalar
Gestão de Pessoas
Valéria Sumaia Machado – Junho/2013 1.
Avaliação de Desempenho
A avaliação de desempenho pode ser definida como a identificação e qualificação das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período.
A avaliação de desempenho tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho.
Um benefício da avaliação de desempenho, é a possibilidade de descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização. 2. Conceito:
Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho dos trabalhadores, no desenvolvimento de suas atividades com o objetivo de averiguar a eficácia do alcance dos resultados (CHIAVENATO, 2000).
3. Quem deve avaliar?
O principal interessado na avaliação do desempenho é o próprio colaborador, e também a organização, mas às vezes os sistemas de avaliação são centralizados no diretor de recursos humanos.
As organizações utilizam diferentes alternativas a respeito de quem deve avaliar o desempenho do funcionário. As mais democráticas e participativas proporcionam ao próprio funcionário a responsabilidade de auto-avaliar livremente o seu desempenho.
Outras organizações atribuem a responsabilidade pela avaliação ao gerente imediato para reforçar a hierarquia. Outras procuram integrar o gerente e o subordinado na avaliação para reduzir a diferença hierárquica.
Outras atribuem a avaliação do desempenho às equipes, principalmente quando estão estruturadas em equipes auto-suficientes e auto-gerenciadas.
Outras ainda adotam um processo circular de 360 graus na avaliação. Por outro lado, há organizações que centralizam o processo de avaliação em uma comissão central. E há outras em que o órgão de ARH centraliza e monopoliza totalmente o processo