Gestão focada na redução de custos através do método do Diagnóstico de Desempenho Operacional (DDO)
Diagnóstico de Desempenho Operacional (DDO)
Ademir Kricheldorf Ademir_Kricheldorf@ig.com.br
Gerson Gilgen octopusconsultoria@gmail.com
Guilherme D. Baron guilhermebaron@yahoo.com
Antonio Cezar Bornia (UFSC)
Resumo
O presente estudo busca demonstrar uma visão clara de como os custos dos insumos e materiais de apoio podem contribuir no resultado operacional de uma empresa.
Para tanto, se apresenta o método de Diagnóstico de Desempenho Operacional e os principais termos utilizados neste artigo. Posteriormente, se expõe um estudo de caso utilizando o método em uma empresa do ramo metal-mecânica da Região Sul do
Brasil e os resultados alcançados com a metodologia em questão.
Palavras-chave: Custo Logístico, Desempenho Operacional, Custos Fixos, Custos
Variáveis.
1.
Apresentação
A competitividade promovida pela globalização dos mercados consumidores vem forçando as empresas a se desenvolverem cada vez mais em seus produtos e processos. Este trabalho tem como finalidade a busca por um melhor resultado financeiro nas organizações, onde o mesmo é dado pela diferença entre a receita e custo. Como a receita relaciona-se com o preço e este é determinado pelo mercado, é necessário focar nos custos incorridos no processo de transformação. (Bornia, 2001).
A gestão para resultados é a ferramenta administrativa apropriada para um gerenciamento focado, eis que, une a missão aos planos de ação que fazem parte do dia a dia da organização e que também serve como importante instrumento de comunicação do desempenho, interno e externo. (Rossi, 1999).
O objetivo é demonstrar como o uso do método Diagnóstico do Desempenho
Organizacional (DDO) que é uma ferramenta para a otimização dos custos operacionais, aliado a um sistema de gestão de dados como o SAP Business
Information Warehouse (SAP-BW) pode contribuir de forma significativa para a gestão e redução dos gastos indiretos de fabricação.
2.