PPI CLOUD
TÉCNOLOGO EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PPI – CLOUD COMPUTING
SÃO PAULO
2014
DANIELE F BARROS
JOSE ROBERTO EVARISTO
SERGIO REIS DE SOUZA
SOLANGE SHIMADA
VIVIANE MARIA SOUZA
PPI – CLOUD COMPUTING
PPI – CLOUD COMPUTING apresentado como requisito para obtenção de avaliação, no Curso de Tecnologia da Informação, Instituto Sumaré de Educação Superior.
Profº Ernesto de Carvalho Bedrikow
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ................................................................................................. 4
2. CONCEITO DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM ............................................... 5
3. DATACENTER TRADICIONAL...................................................................... 8
4. UTILIDADE E CARACTERÍSTICA DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM ........... 12
5. SEGURANÇA..................................................................................................... 16
6. CUSTOS............................................................................................................. 21
7. CONCLUSÃO .................................................................................................. 25
8. REFERÊNCIAS .............................................................................................. 26
Introdução
O crescimento da sociedade humana trouxe a necessidade de desenvolver serviços públicos básicos e essenciais para a sobrevivência. Estes serviços são em sua maioria entregues de uma forma completamente transparente e tornaram-se essenciais para a vida cotidiana, são tecnicamente explorados através de um modelo de pagamento baseado no uso. Como o modelo de pagamento de contas de água e energia elétrica.
A utilização destes serviços é, então, cobrada de acordo com as diferentes políticas para o usuário final. Da mesma forma que foi usada e aplicada em ciência da computação, com a disseminação da computação em nuvem.
A computação