Gestão estratégica
O objetivo da nossa conversa é o de contextualizar, dimensionar e analisar os porquês que impedem o nosso avanço no plano da gestão estratégica.
Gestão é uma das maiores inovações do século XX. Em inglês chamamos de managament. Mas o que a gestão trouxe como inovação, mudança ? Simples. A gestão foi capaz de alinhar o conhecimento, as práticas e a teoria em RESULTADO.
Isso significa dizer que Gestão é a mesma coisa que RESULTADO. Portanto se pretendemos chegar a algum lugar ( atingir objetivos ) em nossas vidas ou nas organizações em que atuamos, precisamos da gestão. Então, precisamos imediatamente rever toda essa cadeia de paradigmas ultrapassados, que privilegiavam a figura do gerente operário, ou seja, aquele que chegava mais cedo, era super ativo, incansável e, no entanto, sem foco. Uma das grandes contribuições da gestão foi a de inserir o PLANEJAMENTO, A VISÃO ESTRATÉGICA, O FOCO NO
RESULTADO na pauta das organizações. Significa dizer que passamos a orientar, concentrar nossa energia e esforços e a orientar nossas ações de maneira a minimizar desperdícios de tempo e dinheiro. Sabemos onde queremos chegar, portanto escolhemos o caminho a ser percorrido. No modelo anterior qualquer caminho servia desde que o resultado representasse, no final do ano, um balanço azul.
Assim, relacionei alguns tópicos que poderão auxiliar o seu processo de gestão.
Inicialmente procure identificar a partir dos indicadores abaixo o seguinte:
Posturas típicas em relação ao planejamento ( da sua vida ou do seu trabalho )
“Não adianta planejar, é trabalho perdido...”
“Fizemos um plano há cinco anos atrás, mas ficou na gaveta”
“Temos alguns números para o ano...”
“Cada um tem suas idéias